Empresas com rápido crescimento pedem solução ERP

Ferramenta também é essencial para definição de estratégias de mercado

Conforme uma empresa cresce, é praticamente inevitável a transição das planilhas do Excel para sistemas de gestão mais robustos, para gerenciar dados e informações provenientes de departamentos distintos.

O crescimento do volume de negócios cria a necessidade de uma ferramenta que sincronize e integre os números gerados por diversos setores – financeiro, produção e estoque, por exemplo. Consequentemente, o desenvolvimento da empresa pode ser acompanhado de forma planejada.

Solução ERP

Graças à computação em nuvem, esse tipo avançado de ferramenta, que há muito tempo é adotado por grandes corporações, ficou mais acessível a pequenas e médias empresas. A ferramenta em questão, que também tem papel central na definição de estratégias de mercado, é o ERP.

A adoção de um sistema de gestão de recursos na nuvem também é economicamente bastante atrativa para as PMEs, uma vez que o valor pago pelo serviço pode incluir apenas seu uso, dispensando despesas com uma estrutura de TI própria.

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, especialistas afirmam que a implantação de um ERP deve ser considerada quando a capacidade do empreendimento começa a deixar de atender demandas elevadas, ou quando o desenvolvimento de uma função passa a depender do trabalho de mais de um colaborador. Informações sobre o negócio devem estar organizadas e acessíveis, de forma a reduzir desperdícios e garantir uma análise precisa de suas atividades.